Partilhe comigo e com todos os visitantes deste espaço, a sua opinião sobre empreendedorismo, capital de risco, inovação, gestão, business angels, ideias de negócio, balanced score card, planos de negócio...
Terça-feira, 7 de Junho de 2011
Açores: Projeto para promover empreendedorismo envolveu mais de 1.000 alunos de 26 escolas

Este programa de educação em empreendedorismo é promovido pelo Governo Regional dos Açores, através da Direcção Regional da Juventude e da Direcção Regional de Educação e Formação. O Centro de Empreendedorismo da Universidade dos Açores dinamiza, desde Setembro, este projecto, em parceria com a Gesentrepeneur.


"O projeto 'Educação Empreendedora: O Caminho para o Sucesso', que pretende motivar os jovens para o desenvolvimento de ideias inovadoras, abrangeu mais de 1.000 alunos de 26 escolas dos Açores, onde foram criados 18 clubes de empreendedorismo.

"O programa arrancou no ano letivo de 2010/11 e, nesta primeira fase envolveu 26 escolas. Obviamente que é uma fase experimental de algo que queremos continuar nos próximos anos", afirmou Bruno Pacheco, diretor regional da Juventude, destacando a importância da "educação para o empreendedorismo".

Bruno Pacheco falava aos jornalistas em Ponta Delgada, à margem da sessão de abertura do I Concurso Regional IdeiAçores, dirigido aos projetos desenvolvidos pelas escolas no âmbito deste programa, que considerou ter sido "um sucesso".

A iniciativa, que envolveu meia centena de professores e alunos do segundo e terceiro ciclos do ensino básico, do ensino secundário e do profissional, "vai continuar no próximo ano" letivo, envolvendo mais alunos e docentes.

"Definimos que a fase experimental duraria três anos letivos e pensamos que, no final desse período, teremos todas as escolas dos Açores cobertas, não apenas no ensino regular, mas também no profissional, conseguindo desmultiplicar este projeto de modo a que possa chegar a cada vez mais alunos, integrado nos currículos existentes na região", frisou Bruno Pacheco.

O diretor regional da Juventude salientou que o projeto que pretende dotar os jovens açorianos "de uma maior capacidade empreendedora", o que passa também por os dotar de "competências e atitudes".

Por seu lado, a diretora regional da Educação, Graça Teixeira, sublinhou a abrangência do projeto, que está dotado de "várias valências" que podem ser exploradas pelos alunos "em algo diferente do que habitualmente fazem nas aprendizagens formais" e incutindo nas escolas um espírito empreendedor."

Fonte: Lusa


















publicado por Francisco Banha às 11:47
link do post | comentar | favorito

mais sobre mim
pesquisar
 
Novembro 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
12

13
15
17
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28
29
30


posts recentes

franciscobanha.com

BIOALVO pioneira na explo...

Business Angels

Estudo do impacto nas con...

V SNBA Covilhã

V SNBA Lisboa

V SNBA na Marinha Grande

V Semana Nacional de Busi...

Evento sobre Business Ang...

V SNBA é um sucesso

Entrevista à Regiões em D...

Há 42 milhões de euros pa...

Frases Que Fazem Pensar

V Semana Nacional de Busi...

Fórum de Desenvolvimento ...

Cavaco Silva nos EUA numa...

4º Forum Empresarial das ...

OE 2012: A Recuperação do...

Sessão de Lisboa da V Sem...

Frases Que Fazem Pensar

arquivos
tags

todas as tags

Blogs Recomendados

- Portal do Empreendedorismo no Desporto
- Antonuco
- iZNovidade
- Start-Up Whisperer
- Seth Godin
- Venas Inside
- No Fio da Navalha

subscrever feeds