Partilhe comigo e com todos os visitantes deste espaço, a sua opinião sobre empreendedorismo, capital de risco, inovação, gestão, business angels, ideias de negócio, balanced score card, planos de negócio...
Quinta-feira, 21 de Abril de 2011
Capital de risco, empreendedorismo, qualificação e inovação no mundo global

 

Partilho o meu mais recente artigo, publicado na Revista Ingenium, da Ordem dos Engenheiros, edição de Março (na foto). Agradeço, mais uma vez, ao Eng.º Nuno Miguel Tomás pelo convite que me dirigiu.

 

“ O mercado de capital de risco em Portugal está a sofrer uma mudança para as fases de desenvolvimento inicial onde, cronicamente, tem havido uma nítida falha de mercado. Refiro-me, em particular, às fases de “seed capital” e “start-up”, caracterizadas por empresas sem registo de vendas, em período de teste de protótipo ou sem uma estrutura ainda bem solidificada. É neste segmento que estão os maiores ganhos potenciais mas também o maior risco. Se o sector público de capital de risco, sobretudo, ainda conseguiu imprimir uma certa dinâmica de i

 

nvestimento em “start-ups”, o mesmo ainda não aconteceu, de forma sustentada, nos operadores privados e é a essa alteração que estamos finalmente a assistir.

 

A mudança não se regista ainda no número de operações de investimento realizadas mas já no aumento significativo do número de investidores que se dedicam a este segmento. De um mercado incipiente há cinco anos atrás, Portugal conta actualmente com 525 Business Angels registados nas suas actuais 11 Associações de Business Angels, dispersas de Norte a Sul do país, valor que coloca Portugal enquanto o 10.º país do mundo com maior número de Business Angels, atrás dos Estados Unidos da América, Reino Unido, França ou Espanha, mas à frente da Suiça, Finlândia, Itália e Bélgica.

 

Porquê esta mudança? Como surge uma nova “geração” de investidores? Não surge, revela-se! Alguns daqueles que são hoje Business Angels registados preferiam investir as suas poupanças noutros activos.” (…)

 

Continue a sua leitura aqui.


tags:

publicado por Francisco Banha às 16:39
link do post | comentar | favorito

mais sobre mim
pesquisar
 
Novembro 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
12

13
15
17
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28
29
30


posts recentes

franciscobanha.com

BIOALVO pioneira na explo...

Business Angels

Estudo do impacto nas con...

V SNBA Covilhã

V SNBA Lisboa

V SNBA na Marinha Grande

V Semana Nacional de Busi...

Evento sobre Business Ang...

V SNBA é um sucesso

Entrevista à Regiões em D...

Há 42 milhões de euros pa...

Frases Que Fazem Pensar

V Semana Nacional de Busi...

Fórum de Desenvolvimento ...

Cavaco Silva nos EUA numa...

4º Forum Empresarial das ...

OE 2012: A Recuperação do...

Sessão de Lisboa da V Sem...

Frases Que Fazem Pensar

arquivos
tags

todas as tags

Blogs Recomendados

- Portal do Empreendedorismo no Desporto
- Antonuco
- iZNovidade
- Start-Up Whisperer
- Seth Godin
- Venas Inside
- No Fio da Navalha

subscrever feeds