Partilhe comigo e com todos os visitantes deste espaço, a sua opinião sobre empreendedorismo, capital de risco, inovação, gestão, business angels, ideias de negócio, balanced score card, planos de negócio...
Sábado, 9 de Outubro de 2010
24 anos de empresário

Foi há 24 anos que me tornei Empresário, através da criação da Gesbanha, fruto da Visão do meu Ex-Patrão, Senhor António Mourato, que conseguiu detectar em mim as qualidades necessárias para me juntar aqueles que continuam a criar a forma mais perfeita de cooperação Humana que dá pelo nome de Empresa. De facto como as plantas, as empresas nascem, crescem e morrem, buscam mais recursos, evitam predadores, competem entre si. Os negócios evoluem ao longo do tempo e as empresas menos eficientes são substituídas pelas mais capazes, cujas práticas de sucesso serão copiadas por outras.

De facto, hoje passados que foram estes anos, estou convicto de que a criação de novas empresas é uma das mais elaboradas formas de competição empresarial permitindo acelerar o ritmo de evolução dos negócios, sendo praticado incessantemente por intocáveis empreendedores esperançosos.

Há mesmo quem chame ao processo de criação de empresas “o carnavalesco jogo da vida” através do qual se testa a resistência, o empenho e o talento dos concorrentes, dispostos a se expor ao julgamento público, para o bem ou para o mal, para a glória ou para o ridículo. O desafio é encontrar um modo novo ou melhor de fazer negócio; o prémio é riqueza, fama ou “simplesmente” o controlo do próprio destino.

Neste momento, particularmente feliz para mim, a ideia principal que me vem à cabeça é a possibilidade, de, através deste meu privilegiado espaço de diálogo, me dirigir a todos os indivíduos criativos, trabalhadores e persistentes motivando-os a assumirem, tal como eu felizmente tive a felicidade de o fazer, o “jogo” da criação de novas startups como forma de contribuírem para melhorar a utilização dos recursos da sociedade, aumentar o número de empregos e criar uma variedade maior de produtos e serviços de qualidade que permitam ao nosso País aumentar os índices de riqueza e consequentemente de solidariedade e equidade social.

Pela minha parte tudo farei para continuar a dar o meu contributo na explicação das regras do referido “Jogo” de criação empresarial esperando continuar a merecer a vossa companhia e consequente feedback sobre os diversos assuntos que diariamente vou partilhando convosco.

Fotografia com o meu grande amigo Sr. António Mourato a quem agradeço todo o apoio e motivação, em particular durante a fase de arranque desta grande aventura, em 1986.


publicado por Francisco Banha às 14:22
link do post | comentar | favorito

1 comentário:
De Nazar Bohun a 9 de Outubro de 2010 às 20:23
Meus sinceros parabéns pelo seu trabalho e pela sua dedicação!!!!!

Melhores cumprimentos, Nazar Bohun


Comentar post

mais sobre mim
pesquisar
 
Novembro 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
12

13
15
17
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28
29
30


posts recentes

franciscobanha.com

BIOALVO pioneira na explo...

Business Angels

Estudo do impacto nas con...

V SNBA Covilhã

V SNBA Lisboa

V SNBA na Marinha Grande

V Semana Nacional de Busi...

Evento sobre Business Ang...

V SNBA é um sucesso

Entrevista à Regiões em D...

Há 42 milhões de euros pa...

Frases Que Fazem Pensar

V Semana Nacional de Busi...

Fórum de Desenvolvimento ...

Cavaco Silva nos EUA numa...

4º Forum Empresarial das ...

OE 2012: A Recuperação do...

Sessão de Lisboa da V Sem...

Frases Que Fazem Pensar

arquivos
tags

todas as tags

Blogs Recomendados

- Portal do Empreendedorismo no Desporto
- Antonuco
- iZNovidade
- Start-Up Whisperer
- Seth Godin
- Venas Inside
- No Fio da Navalha

subscrever feeds