Agradeço à Susana Piegas, promissora técnica de desenvolvimento comunitário, que conheci recentemente no Vale da Amoreira, o envio deste pequeno texto sobre um herói americano moderno- Geoffrey Canada.
"Não há muitas pessoas que conhecem Geoffrey Canada. Mas há cada vez mais pessoas rendidas ao modelo de inovação social que este desenvolveu através da organização que fundou em 1970, a Harlem Children Zone. Num bairro condenado aos esmagadores números da pobreza, toxicodependência e abandono escolar, o empreendedor social explorou as soluções e oportunidades na sua comunidade usando como única ferramenta a educação, e acreditando no potencial da mesma servir e adaptar-se às crianças e jovens, e não o contrário.
Foi a máxima “it takes a village to raise a chid” que motivou G. Canada a desenvolver um programa educativo pioneiro que combina abordagens às necessidades específicas daquelas crianças, jovens e famílias. Destacamos a Baby College, um curso de formação parental sobre os primeiros anos de vida do bebé; o Three Year Old Journey, que treina com os pais e avós a assertividade, a comunicação e responsabilização no relacionamento com as crianças; um Centro de Nutrição e Fitness (TRUCE); um Centro de Artes e Media; ou um Centro de Investigação Científica. Os jovens contactam, desde cedo, com o mercado competitivo de trabalho através da sua integração em estágios e aprendem a gerir orçamentos domésticos e investimentos financeiros que asseguram a sua entrada nas universidades.
O caso de sucesso académico destes jovens já motivou uma reforma educativa a nacional, estimando-se que o modelo educativo seja reproduzido em mais de 20 comunidades nos E.U.A, durante 2011.
G. Canada acredita que são processos criativos como este que permitem o Desenvolvimento Comunitário em grande escala."
Para mais informações clicar em http://www.hcz.org/
-
Portal do Empreendedorismo no Desporto
-
Antonuco
-
iZNovidade
-
Start-Up Whisperer
-
Seth Godin
-
Venas Inside
-
No Fio da Navalha