Partilhe comigo e com todos os visitantes deste espaço, a sua opinião sobre empreendedorismo, capital de risco, inovação, gestão, business angels, ideias de negócio, balanced score card, planos de negócio...
Terça-feira, 14 de Setembro de 2010
Novo ano lectivo pede desafios Empreendedores
Cerca de 2 milhões de alunos regressam esta semana à escola.


Talvez entre eles se encontre o seu filho, em quem deposita a esperança de um proveitoso ano lectivo, com boas notas e perspectivas de que possa trilhar o seu próprio caminho para a área de saber com a qual mais se identifica.


Julgo ser importante, neste momento em que se celebra um novo ano lectivo, dirigir uma mensagem aos alunos e em particular aos seus pais, para que estes os possam melhor guiar no caminho que os conduzirá à autonomia e à sua realização profissional.


Todos sabemos, pelos dias que correm, que um percurso académico bem sucedido não é condição única para o sucesso profissional. Milhares de licenciados encontram-se no desemprego ou a desempenhar funções diferentes daquelas para as quais estudaram e se qualificaram.

Não quero de forma algum desmoralizar quem começa um novo ano lectivo, muito pelo contrário. Pretendo sim chamar a atenção para um novo factor que tem vindo a ganhar relevo na nossa sociedade e que importa adoptar para além do habitual programa de ensino.

 


Refiro-me, claro está, ao Empreendedorismo.


Em Julho abordei num artigo (A Revolução Silenciosa do Empreendedorismo Nacional), o facto da Educação e o Empreendedorismo serem a forma de reinventar a sociedade, transformando-a.


Alguns - ainda poucos - estabelecimentos de ensino optaram por complementar os currículos com a oferta de programas dedicados à adopção de uma atitude mais Empreendedora. Desde concursos de ideias a desafios para a criação de planos de negócios ou olimpíadas empreendedoras, são muitas as iniciativas que são já materializadas no terreno e que representam um importante esforço para as autarquias locais mas ao mesmo tempo a confiança por um futuro melhor.


Não está aqui em causa a criação de uma geração de futuros empresários. O Empreendedorismo é muito mais do que isso. É uma atitude e uma forma de estar na vida e revela-se em qualquer sector da sociedade onde existem pessoas que ambicionam e procuram a excelência.


Após vários programas de Empreendedorismo bem sucedidos em diversas zonas do país (R. A. Madeira, Cascais, Nazaré, Alvaiázere, Penela, Sertã, S.J. da Madeira, Ansião, Moita, Oliveira do Hospital e Seia), é de congratular a opção feita recentemente pela Região Autónoma dos Açores de também os alunos do arquipélago poderem beneficiar de um programa de Empreendedorismo próprio


Aqueles que não têm ainda a sorte de poder beneficiar destes programas na sua escola, procurem-nos e exijam-nos junto das autarquias e das associações e agências de desenvolvimento. Não podemos deixar passar mais um ano sem apresentar a toda uma geração de jovens o Empreendedorismo para que estes descubram o Empreendedor que trazem consigo.


Conte comigo para responder no futuro aos desafios que o presente já apresenta.



publicado por Francisco Banha às 14:29
link do post | comentar | favorito

mais sobre mim
pesquisar
 
Novembro 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
12

13
15
17
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28
29
30


posts recentes

franciscobanha.com

BIOALVO pioneira na explo...

Business Angels

Estudo do impacto nas con...

V SNBA Covilhã

V SNBA Lisboa

V SNBA na Marinha Grande

V Semana Nacional de Busi...

Evento sobre Business Ang...

V SNBA é um sucesso

Entrevista à Regiões em D...

Há 42 milhões de euros pa...

Frases Que Fazem Pensar

V Semana Nacional de Busi...

Fórum de Desenvolvimento ...

Cavaco Silva nos EUA numa...

4º Forum Empresarial das ...

OE 2012: A Recuperação do...

Sessão de Lisboa da V Sem...

Frases Que Fazem Pensar

arquivos
tags

todas as tags

Blogs Recomendados

- Portal do Empreendedorismo no Desporto
- Antonuco
- iZNovidade
- Start-Up Whisperer
- Seth Godin
- Venas Inside
- No Fio da Navalha

subscrever feeds