Partilhe comigo e com todos os visitantes deste espaço, a sua opinião sobre empreendedorismo, capital de risco, inovação, gestão, business angels, ideias de negócio, balanced score card, planos de negócio...
Segunda-feira, 29 de Março de 2010
Prémio Inovação EDP- Richard Branson- 2ª Edição

As alterações climáticas constituem o maior desafio à sustentabilidade do nosso tempo. Tecnologias energéticas limpas são indissociáveis do pacote de soluções para uma economia com baixos índices de carbono. Para alcançar este objectivo é preciso repensar, inovar e estimular o desenvolvimento de CleanTech. O empreendedorismo responde a problemas, também ambientais, daqui considerar este Prémio muito interessante.

 

 

O Prémio Inovação EDP Richard Branson é uma iniciativa conjunta da EDP (“Patrocinador”) e das revistas Visão e Exame (“Promotor”). O objectivo é incentivar a inovação e o empreendedorismo na área de CleanTech para o segmento das energias, através da atribuição de um prémio monetário de €50.000 a um projecto inovador ainda não implementado, consubstanciado na criação de uma empresa que tenha como objecto a implementação desse projecto.

 

Na primeira edição do Prémio Inovação, o projecto vencedor foi o projecto Emove. Trata-se de um gerador portátil, em forma de esfera, capaz de transformar a energia do movimento em electricidade, permitindo ao utilizador final o carregamento de pequenos aparelhos electrónicos como um telemóvel ou um mp3. A empresa Emove já foi constituída e os objectivos já estão traçados. O primeiro protótipo elaborado pela equipa multidisciplinar de jovens estudantes já foi, inclusivamente, testado na Labelec, o centro de laboratorial da EDP. Num futuro menos próximo, o Emove poderá vir a ser adaptado a outra escala: captação da energia das ondas do mar. Uma estação para captação de energia das ondas e marés é um projecto audacioso que a equipa do Emove deseja ver materializado.

 

O Omniflow, projecto finalista do concurso, é uma estrutura em cúpula que captura o vento, direccionando-o, através de aberturas laterais, para um conjunto de turbinas, que transformam o movimento em energia eléctrica, com um mínimo impacto visual. Apesar de não ter sido o projecto vencedor da primeira edição do Prémio, o Omniflow concorreu ao 7º Programa-Quadro de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico (fundos da União Europeia), tendo inclusivamente sido seleccionado para a segunda fase deste concurso. A pré-selecção no FP7, associada à demonstração de interesse por parte de um investidor estrangeiro, faz-nos acreditar que o Omniflow terá um futuro promissor, impulsionado pela participação no Prémio Inovação.

 

O Sifão Recuperador de Calor também se posicionou no grupo dos três finalistas da primeira edição do Prémio Inovação. Trata-se de um tubo em espiral que faz com que a água usada no banho, em vez de seguir directamente para o esgoto, seja retida e reutilizada para aumentar a temperatura da água limpa. A poupança de energia poderá chegar aos 50%. O projecto, que se encontra em fase de optimização, com o apoio do INEGI, foi submetido a uma candidatura ao QREN (Quadro de Referência Estratégico Nacional), tendo, inclusivamente, recebido algumas demonstrações de interesse por parte de investidores nacionais. O Sifão Recuperador de Calor está bem posicionado para se tornar numa invenção de referência a nível nacional. Este Prémio destina-se a quem tenha espírito, e disponibilidade, para se tornar empreendedor em Inovação, não tendo de ser sequer estudante de qualquer nível de ensino. O candidato deve, porém, estar disponível para concretizar a sua empresa, que implementará o projecto empreendedor candidato ao Prémio. O prazo limite para a entrega de candidaturas termina a 8 de Abril.

 

 Saiba mais e candidate-se em http://www.premioinovacao.com/



publicado por Francisco Banha às 11:42
link do post | comentar | favorito

mais sobre mim
pesquisar
 
Novembro 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
12

13
15
17
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28
29
30


posts recentes

franciscobanha.com

BIOALVO pioneira na explo...

Business Angels

Estudo do impacto nas con...

V SNBA Covilhã

V SNBA Lisboa

V SNBA na Marinha Grande

V Semana Nacional de Busi...

Evento sobre Business Ang...

V SNBA é um sucesso

Entrevista à Regiões em D...

Há 42 milhões de euros pa...

Frases Que Fazem Pensar

V Semana Nacional de Busi...

Fórum de Desenvolvimento ...

Cavaco Silva nos EUA numa...

4º Forum Empresarial das ...

OE 2012: A Recuperação do...

Sessão de Lisboa da V Sem...

Frases Que Fazem Pensar

arquivos
tags

todas as tags

Blogs Recomendados

- Portal do Empreendedorismo no Desporto
- Antonuco
- iZNovidade
- Start-Up Whisperer
- Seth Godin
- Venas Inside
- No Fio da Navalha

subscrever feeds