Partilhe comigo e com todos os visitantes deste espaço, a sua opinião sobre empreendedorismo, capital de risco, inovação, gestão, business angels, ideias de negócio, balanced score card, planos de negócio...
Quinta-feira, 18 de Março de 2010
Alice no País das Maravilhas

Não posso deixar de partilhar esta interpretação que recebi através da Young Entrepreneurs Network:



«A protagonista da narrativa plena de sentido recriada por Tim Burton com base na história nonsense de Charles Lutwidge Dodgson, consagrado pelo pseudónimo Lewis Carrol, pode, a meu ver, ser vista como um símbolo do espírito empreendedor que, antes de mais, se actualiza na sua relação com a vida quotidiana.

Alice, uma adolescente plena de ingenuidade, na sua viagem mirabolante pelo seus sonhos, cai num buraco negro, espécie de locus sacratus de um ritual de passagem que a faz entrar num mundo mágico tão ilógico que gnóstico. Obstáculo negro que, convertido numa miríade de oportunidades de crescimento individual, a conduz, paulatinamente, à iluminação interior, levando-a a descobrir competências e capacidades que a si julgava alheias, sabendo adaptar-se às peripécias que a fazem assumir o Caminho delineado pelo Oráculo, mas, acima de tudo, por si aceite como missão, com base em valores nobres porque, essencialmente, altruístas.

O seu optimismo vivencial, a curiosidade que a move, a vontade de saber e ir mais além, a humildade que caracteriza essa busca mais interior que externa, fá-la metamorfosear-se numa heroína que, ao perder a sua ingenuidade, não se desvia, todavia, da sua inocência primordial, a que a faz lutar pelo que poderia parecer ilógico aos olhos da sociedade real que deixara para trás. É essa curiosidade quase infantil, essa capacidade de contínua auto-regeneração, esse apego a inexoráveis valores de berço, que a fazem passar do desejo à acção, materializando os seus sonhos.

Alice é, antes de mais, uma criatura assistémica, que contraria um destino burguês mediano auto-aniquilador em prol de um Caminho Redentor que a faz assumir-se, antes de mais, como pessoa pró-activa.»
 



publicado por Francisco Banha às 12:41
link do post | comentar | favorito

mais sobre mim
pesquisar
 
Novembro 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
12

13
15
17
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28
29
30


posts recentes

franciscobanha.com

BIOALVO pioneira na explo...

Business Angels

Estudo do impacto nas con...

V SNBA Covilhã

V SNBA Lisboa

V SNBA na Marinha Grande

V Semana Nacional de Busi...

Evento sobre Business Ang...

V SNBA é um sucesso

Entrevista à Regiões em D...

Há 42 milhões de euros pa...

Frases Que Fazem Pensar

V Semana Nacional de Busi...

Fórum de Desenvolvimento ...

Cavaco Silva nos EUA numa...

4º Forum Empresarial das ...

OE 2012: A Recuperação do...

Sessão de Lisboa da V Sem...

Frases Que Fazem Pensar

arquivos
tags

todas as tags

Blogs Recomendados

- Portal do Empreendedorismo no Desporto
- Antonuco
- iZNovidade
- Start-Up Whisperer
- Seth Godin
- Venas Inside
- No Fio da Navalha

subscrever feeds