Partilhe comigo e com todos os visitantes deste espaço, a sua opinião sobre empreendedorismo, capital de risco, inovação, gestão, business angels, ideias de negócio, balanced score card, planos de negócio...
Quinta-feira, 10 de Setembro de 2009
A importância da Educação em Empreendedorismo II

Há pouco tempo publiquei um post sobre a importância da educação em empreendedorismo e exemplifiquei com o caso de Zucuria Ussery, estudante de 16 anos, que lançou “A Cabana dos Batidos” (vide post 3.9.09). Zicuria venceu o concurso regional da Geórgia do National Youth Entrepreneurship Challenge, promovido pela Network for Teaching Entrepreneurship (NFTE), associação americana sem fins lucrativos que se dedica à educação em empreendedorismo.

Hoje falo-vos de uma jovem empreendedora de Chicago, que desde os 14 anos costura a partir do seu quarto. Zoe Damacela (na foto) tem 17 anos e desenha e costura roupa para senhora “costume made”. Nos últimos quatro anos, vendeu mais de 300 vestidos.

Tudo começou aos 7 anos quando Zoe, a crescer numa família monoparental, quis um brinquedo caro que a mãe não lhe podia comprar. Fizeram um acordo: se Zoe conseguisse metade do dinheiro (cerca de $30), a mãe entraria com o restante. Criativa e com talento para as artes, a pequena Zoe pôs mãos à obra- fez postais e vendeu-os numa manhã, perfazendo os $30. Teve o seu brinquedo!

Aos 14 anos, Zoe já fazia a sua própria roupa e, passado um ano, começou a vender a amigos, mas como um mero hobby. Vendia vestidos por $65 e nem se preocupava com a sua margem de lucro.

Soube do programa “Small Business Entrepreneur”, desenvolvido pela NFTE e ministrado na sua escola. Aprendeu a gerir um negócio, a calcular o retorno do investimento, a levar em conta os custos de tempo e matéria-prima. Conseguia aplicar tudo o que aprendia quotidianamente, assim que chegava ao seu quarto.

Actualmente, cobra entre $60 e $2000 dólares por vestido, já vendeu modelos exclusivos e já vestiu toda uma boda de casamento! Decidiu pagar-se a $20 por hora e o restante deposita numa conta de uso apenas empresarial.

“Considerando todas as opções, é muito mais rentável iniciar o meu próprio negócio do que trabalhar por conta de outrem”- afirma Zoe, que venceu o concurso regional de Chicago do National Youth Entrepreneurship Challenge, que terá a sua final em Nova York no próximo mês de Outubro.

Zoe Damacela não se deixa iludir pelo sucesso do seu negócio e sabe que uma boa educação é fundamental: pretende licenciar-se em Artes e manter em paralelo o seu “Zoe Damacela Apparel”.

Saiba mais em: http://zoedamacela.com/
http://www.chicagobusiness.com/cgi-bin/multiMedia.pl?mmId=779

 

 

 



publicado por Francisco Banha às 11:49
link do post | comentar | favorito

mais sobre mim
pesquisar
 
Novembro 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
12

13
15
17
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28
29
30


posts recentes

franciscobanha.com

BIOALVO pioneira na explo...

Business Angels

Estudo do impacto nas con...

V SNBA Covilhã

V SNBA Lisboa

V SNBA na Marinha Grande

V Semana Nacional de Busi...

Evento sobre Business Ang...

V SNBA é um sucesso

Entrevista à Regiões em D...

Há 42 milhões de euros pa...

Frases Que Fazem Pensar

V Semana Nacional de Busi...

Fórum de Desenvolvimento ...

Cavaco Silva nos EUA numa...

4º Forum Empresarial das ...

OE 2012: A Recuperação do...

Sessão de Lisboa da V Sem...

Frases Que Fazem Pensar

arquivos
tags

todas as tags

Blogs Recomendados

- Portal do Empreendedorismo no Desporto
- Antonuco
- iZNovidade
- Start-Up Whisperer
- Seth Godin
- Venas Inside
- No Fio da Navalha

subscrever feeds