Partilhe comigo e com todos os visitantes deste espaço, a sua opinião sobre empreendedorismo, capital de risco, inovação, gestão, business angels, ideias de negócio, balanced score card, planos de negócio...
Quarta-feira, 9 de Setembro de 2009
Layoff: um passaporte para o empreendedorismo?

Seria impossível ficar indiferente a uma das principais notícias dos últimos dias: o layoff de 984 trabalhadores da Rhode.

A administração da fábrica de calçado de baixo custo vai dar entrada a um processo de insolvência por, segundo afirma, não haver condições para manutenção da produção.

Os trabalhadores de Santa Maria da Feira regressam à linha de produção, munidos de incerteza e receio de ficarem desempregados. Pediram ao Estado que forjasse um comprador para a Rhode e, ao que parece, o Ministro da Economia apadrinha o plano. Os trabalhadores esperam que os dois meses de layoff permitam encontrar uma solução para o futuro da fábrica alemã.

Caso não se encontre um comprador para a Rhode, o destino mais provável destas 984 pessoas é a fileira cada vez mais longa do desemprego.

Se assim for, qual a solução? Penso que o layoff nestas situações, pode bem ser uma porta de entrada no empreendedorismo. Não me refiro a este layoff com leveza e não o desdramatizo, mas a verdade é que perante um obstáculo se encontra sempre uma oportunidade.Trata-se de pessoas com poucas qualificações, mas com uma enorme experiência de vida e vontade de trabalhar. Um micro-negócio local, eventualmente com recurso ao microcrédito (vide post de ontem), após detectadas as oportunidades regionais existentes pode ser uma solução. As competências adquiridas ao longo da vida por estes trabalhadores- costurar, cozinhar, cuidar de crianças e idosos, carpintaria, bricolage- podem ser o início do seu auto-emprego. Os laços fortes que criaram ao longo do tempo na Rhode podem ser um rede fiável de apoio numa nova fase da vida e podem até originar pequenas sociedades comerciais entre ex-colegas.

O empreendedorismo sénior tem exactamente estas características: seja “acidental” (como é o caso) ou planeado, aproveita toda a experiência biográfica, profissional e social dos empreendedores, que já têm uma longa e rica vida atrás.


 



publicado por Francisco Banha às 12:51
link do post | comentar | favorito

mais sobre mim
pesquisar
 
Novembro 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
12

13
15
17
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28
29
30


posts recentes

franciscobanha.com

BIOALVO pioneira na explo...

Business Angels

Estudo do impacto nas con...

V SNBA Covilhã

V SNBA Lisboa

V SNBA na Marinha Grande

V Semana Nacional de Busi...

Evento sobre Business Ang...

V SNBA é um sucesso

Entrevista à Regiões em D...

Há 42 milhões de euros pa...

Frases Que Fazem Pensar

V Semana Nacional de Busi...

Fórum de Desenvolvimento ...

Cavaco Silva nos EUA numa...

4º Forum Empresarial das ...

OE 2012: A Recuperação do...

Sessão de Lisboa da V Sem...

Frases Que Fazem Pensar

arquivos
tags

todas as tags

Blogs Recomendados

- Portal do Empreendedorismo no Desporto
- Antonuco
- iZNovidade
- Start-Up Whisperer
- Seth Godin
- Venas Inside
- No Fio da Navalha

subscrever feeds