Partilhe comigo e com todos os visitantes deste espaço, a sua opinião sobre empreendedorismo, capital de risco, inovação, gestão, business angels, ideias de negócio, balanced score card, planos de negócio...
Terça-feira, 1 de Setembro de 2009
Dicas para Eco-Empreender

1. Fogões solares: mais saúde, melhor ambiente

O eco-negócio tem como característica principal a sua capacidade de dar resposta a problemas ambientais. É um negócio inovador pois conquista novos mercados, cria novos produtos/ serviços, mobiliza novos recursos, constituindo-se num verdadeiro desafio.

Por outro lado, o eco-negócio alia a protecção ambiental às competências, interesses e recursos pessoais e da organização, não deixando de satisfazer necessidades do mercado.

O homem tem necessidade intrínseca de se alimentar, cozinhando os seus alimentos e esterilizando água. A forma como o faz é que pode ser mais amiga do ambiente, se utilizar um fogão solar.

Os fogões tradicionais são poluentes, a exposição prolongada ao fumo pode levar a doenças e, paralelamente, a queima progressiva de madeira pode levar à desflorestação.

O fogão solar, que pode ser em caixa ou painel, reflecte a luz do sol numa superfície plana, focalizando calor suficiente para cozinhar alimentos e aquecer água. Este fogão é extremamente simples: qualquer pessoa o pode construir, exige apenas cartão, alumínio e vidro; é portátil de uma funcionalidade muito simples. É eficaz: coze e assa alimentos, ferve água.

Sublinhe-se que a cozinha solar se adapta às várias culturas e gastronomias o que, per se, possui um tremendo potencial de vendas à escala global.

O fogão solar existe desde os anos 70, contudo, no Ocidente tem sido associado aos países em vias de desenvolvimento, dada a sua simplicidade e, sobretudo, parco (ou mesmo nulo) design (ver imagem).

As possibilidades de reinventar o fogão solar são inúmeras, começando pelos seus materiais e acabando no seu design e estética.

O fogão solar pode mudar a vida a milhares de pessoas nos países em vias de desenvolvimento, evitando que percorram Km para apanhar madeira e depois a queimarem, empobrecendo a floresta e potenciando problemas de saúde devido à inalação de fumos. No mundo ocidental, o forno solar tem um enorme potencial no mercado de lazer, sendo uma óptima alternativa no campismo, praia, férias, caravanismo.
O fogão solar é uma eco-ideia de negócio, uma vez que respeita o ambiente e satisfaz uma necessidade de mercado e gera mudança comportamental.

Links úteis:
 
- http://www.ajc.pt/cienciaj/n10/avulso.php3
 
- www.solarcooking.org
 
- Vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=kbJ6K3GIkKY
 



publicado por Francisco Banha às 12:19
link do post | comentar | favorito

mais sobre mim
pesquisar
 
Novembro 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
12

13
15
17
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28
29
30


posts recentes

franciscobanha.com

BIOALVO pioneira na explo...

Business Angels

Estudo do impacto nas con...

V SNBA Covilhã

V SNBA Lisboa

V SNBA na Marinha Grande

V Semana Nacional de Busi...

Evento sobre Business Ang...

V SNBA é um sucesso

Entrevista à Regiões em D...

Há 42 milhões de euros pa...

Frases Que Fazem Pensar

V Semana Nacional de Busi...

Fórum de Desenvolvimento ...

Cavaco Silva nos EUA numa...

4º Forum Empresarial das ...

OE 2012: A Recuperação do...

Sessão de Lisboa da V Sem...

Frases Que Fazem Pensar

arquivos
tags

todas as tags

Blogs Recomendados

- Portal do Empreendedorismo no Desporto
- Antonuco
- iZNovidade
- Start-Up Whisperer
- Seth Godin
- Venas Inside
- No Fio da Navalha

subscrever feeds