Partilhe comigo e com todos os visitantes deste espaço, a sua opinião sobre empreendedorismo, capital de risco, inovação, gestão, business angels, ideias de negócio, balanced score card, planos de negócio...
Terça-feira, 1 de Setembro de 2009
Eco-empresas: seja uma!

Numa altura em que as alterações climáticas e a constante deterioração do ambiente estão na ordem do dia, é imperativo fazer a diferença na nossa empresa. Observamos que grandes empresas mundiais (como a Wal Mart) começam a ter a protecção ambiental inserida na sua estratégia de negócio. Uma empresa com responsabilidade ambiental torna-se mais competitiva, especialmente numa altura de crise económica.

Na verdade a pressão para a “revolução verde” é cada vez maior e recai nas empresas, por via da legislação e também pela pressão dos consumidores/ clientes. A verdade é que uma empresa com responsabilidade ambiental se torna mais competitiva, especialmente numa altura de crise económica.

Para uma empresa se tornar verde, tem de ultrapassar várias etapas, nem todas necessariamente fáceis. Numa primeira fase, tenta convencer os seus fornecedores, financiadores e investidores que a opção ambientalmente responsável é viável, pois trará ganhos a longo-prazo e uma enorme poupança. Depois, a empresa terá de investir em novos equipamentos, mais económicos e ecológicos. Por fim, a empresa assume e mantém um compromisso ambiental, que começou no seu interior e que se desloca para fora - para os seus clientes, consumidores e para o público em geral.

Uma eco-empresa sabe que não é apenas a sua existência e capacidade de lucrar que está em causa, mas o futuro dos seus colaboradores, familiares, amigos e em larga escala, do planeta.

A eco-empresa desafia o pensamento tradicional e inaugura um ciclo onde repensa a sua forma de estar, optimizando o seu negócio com respeito pelo ambiente e vincada responsabilidade colectiva.

Como não existe moeda sem reverso, os problemas ambientais são uma fonte de oportunidades de negócio. O eco-negócio junta um produto ou serviço inovador para o mercado à resposta a um problema ambiental.

Os eco-negócios, como se pode observar, crescem com bastante rapidez, pois respondem a problemas ambientais que se traduzem em preocupações sociais, a que os consumidores estão cada vez menos indiferentes. Podemos tomar como exemplo a alimentação orgânica, os cosméticos biodegradáveis, os transportes movidos a biodiesel ou o vestuário ecológico. 


Nos próximos posts, partilharemos um conjunto de ideias simples e inovadoras de eco-empreendedorismo.
 



publicado por Francisco Banha às 12:14
link do post | comentar | favorito

mais sobre mim
pesquisar
 
Novembro 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
12

13
15
17
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28
29
30


posts recentes

franciscobanha.com

BIOALVO pioneira na explo...

Business Angels

Estudo do impacto nas con...

V SNBA Covilhã

V SNBA Lisboa

V SNBA na Marinha Grande

V Semana Nacional de Busi...

Evento sobre Business Ang...

V SNBA é um sucesso

Entrevista à Regiões em D...

Há 42 milhões de euros pa...

Frases Que Fazem Pensar

V Semana Nacional de Busi...

Fórum de Desenvolvimento ...

Cavaco Silva nos EUA numa...

4º Forum Empresarial das ...

OE 2012: A Recuperação do...

Sessão de Lisboa da V Sem...

Frases Que Fazem Pensar

arquivos
tags

todas as tags

Blogs Recomendados

- Portal do Empreendedorismo no Desporto
- Antonuco
- iZNovidade
- Start-Up Whisperer
- Seth Godin
- Venas Inside
- No Fio da Navalha

subscrever feeds