É com grande emoção e satisfação que continuo a assistir ao sucesso alcançado pela Equipa da Crioestaminal liderada pelo amigo Raul Santos. De facto há cerca de 6 anos atrás tive oportunidade de conhecer, no âmbito do Concurso Bio-Empreendedor, as ideias que meia dúzia de jovens de Coimbra possuiam para replicarem, no nosso país, um conceito que estava na altura a dar os seus primeiros passos a nível mundial, ou seja, a criopreservação de células estaminais.
Nessa altura tive a felicidade de ver como eram fortes os sonhos daqueles candidatos a empreendedores bem como as dificuldades que os mesmos sentiam no processo de angariação de capital de risco junto dos operadores nacionais.
Hoje ao ter conhecimento pelo Jornal de Negócios - a quem aproveito para felicitar pela excelente linha editorial que tem vindo a seguir no que à divulgação do empreendedorismo e novos projectos empresariais diz respeito - do interesse do operador americano, Riverside, em tomar uma posição de 25% no capital da Crioestaminal, dois sentimentos me "atacam" :
Um de satisfação e orgulho pela capacidade, determinação e perseverança da Equipe liderada pelo Raul em nunca terem desistido do seu "Sonho" apesar das dificuldades que no inicio tiveram em encontrar quem acreditasse neles.
Outro de insatisfação e incompreensão pelo facto de a indústria portuguesa de capital de risco continuar a não acreditar que existem boas oportunidades em projectos seed capital - nem um projecto financiado em 2008 ???- apresentadas por empreendedores portugueses.
Mas sobre este tema resta-nos apenas acreditar que o futuro um dia será melhor e ir fazendo todos os possíveis ao nosso alcance para que tal venha a acontecer pois como diz o Professor Gary Hamel " o Futuro é algo que nós criamos e não algo que nos acontece".
Até lá leia e motive-se com a notícia da Crioestaminal.
"O fundo norte-americano Riverside deverá entrar no capital da Crioestaminal através da compra da posição de 25% que o fundo português Explorer detém na empresa portuguesa.
Fonte ligada ao processo revelou ao Negócios que por enquanto o negócio está a decorrer “única e exclusivamente” entre os grupos de “private equity”Explorer e Riverside. Um anúncio ontem publicado pela Autoridade da Concorrência dava conta do interesse da Riverside em assuimr “o controlo exclusivo” da maior empresa de criopreservação em Portugal."
por João Andrade Costa - Jornal de Negócios
-
Portal do Empreendedorismo no Desporto
-
Antonuco
-
iZNovidade
-
Start-Up Whisperer
-
Seth Godin
-
Venas Inside
-
No Fio da Navalha