Partilhe comigo e com todos os visitantes deste espaço, a sua opinião sobre empreendedorismo, capital de risco, inovação, gestão, business angels, ideias de negócio, balanced score card, planos de negócio...
Quarta-feira, 15 de Julho de 2009
IASB propõe alteração ao polémico "fair value"

Depois de ter sido acusado de ter ajudado a ampliar os efeitos da crise financeira por causa da regra do “fair-value”, o IASB, o organismo internacional que emite as regras internacionais de contabilidade, avançou com uma proposta de alteração à valorização dos instrumentos financeiros.

Segundo avança o “Financial Times”, o IASB dará mais liberdade de opção aos bancos e seguradoras para escolherem a forma como valorização os seus fortfolios financeiros: se se tratarem de posições de curto prazo, o “fair-value” (valorização dos activos ao preço justo, uma aproximação ao preço de mercado) prevalece; mas, se a empresa entender que se trata de uma participação de longo prazo, então pode usar o custo histórico.

O FT ilustra a mudança recorrendo ao exemplo das obrigações do tesouro norte-americanas, um título com elevada liquidez. Actualmente, os bancos e seguradoras são obrigados a registar o titulo ao seu preço de mercado. Contudo, caso a proposta do IASB vingue, se a instituição de crédito entender que a o investimento é de longo prazo, pode, em alternativa, registá-lo pelo método do custo amortizado, afastando a volatilidade da primeira opção.


Esta é a resposta do IASB à IASB à intensa pressão internacional de bancos e reguladores, que, desde que a crise estalou, estão a acusar a regra do “fair-value” de ter ampliado as perdas contabilísticas, em especial do sector financeiro. O argumento é que o “fair-value” cria uma volatilidade desnecessária nos resultados contabilísticos, contribuindo para a perda de confiança dos investidores.
 

Artigo publicado em jornaldenegocios.pt da autoria de Elisabete Miranda.
 



publicado por Francisco Banha às 14:15
link do post | comentar | favorito

mais sobre mim
pesquisar
 
Novembro 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
12

13
15
17
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28
29
30


posts recentes

franciscobanha.com

BIOALVO pioneira na explo...

Business Angels

Estudo do impacto nas con...

V SNBA Covilhã

V SNBA Lisboa

V SNBA na Marinha Grande

V Semana Nacional de Busi...

Evento sobre Business Ang...

V SNBA é um sucesso

Entrevista à Regiões em D...

Há 42 milhões de euros pa...

Frases Que Fazem Pensar

V Semana Nacional de Busi...

Fórum de Desenvolvimento ...

Cavaco Silva nos EUA numa...

4º Forum Empresarial das ...

OE 2012: A Recuperação do...

Sessão de Lisboa da V Sem...

Frases Que Fazem Pensar

arquivos
tags

todas as tags

Blogs Recomendados

- Portal do Empreendedorismo no Desporto
- Antonuco
- iZNovidade
- Start-Up Whisperer
- Seth Godin
- Venas Inside
- No Fio da Navalha

subscrever feeds