Partilhe comigo e com todos os visitantes deste espaço, a sua opinião sobre empreendedorismo, capital de risco, inovação, gestão, business angels, ideias de negócio, balanced score card, planos de negócio...
Sexta-feira, 12 de Junho de 2009
Compreender os atributos dos empreendedores
Artigo de Filipe Vicente, Aluno de Mestrado em Ciências Empresariais da Universidade dos Açores, que encontrei no açoreano Expresso das Nove de 12/06/09.

Os empreendedores são responsáveis pelo desenvolvimento económico em resultado da introdução e implementação de ideias inovadoras. Destas, resulta a criação de novas empresas.


Ser empreendedor. Um tema corrente nos dias de hoje. Qual a importância do empreendedorismo na economia? Que características e factores contribuem para o comportamento empreendedor?

Os empreendedores são responsáveis pelo desenvolvimento económico em resultado da introdução e implementação de ideias inovadoras. Destas novas ideias resulta a satisfação das necessidades dos novos consumidores, originando também a criação de empresas. As empresas criadas geram crescimento económico e oferta de empregos para a população. Estimulando o mercado de produtos e de trabalho, os empreendedores podem dar um considerável contributo para a economia.

Após uma breve introdução sobre a importância dos empreendedores na economia importa agora compreender que características e factores contribuem para um comportamento empreendedor. O empreendedor é um inovador. É quem transforma invenções e ideias em entidades economicamente viáveis. É um indivíduo que consegue reconhecer as oportunidades económicas no mercado, explorando-as independentemente do nível de risco associado. Deste modo, temos os três atributos chave de um empreendedor: capacidade de inovação; reconhecimento das oportunidades de negócio e a propensão para assumir riscos.

Não menos importante, o comportamento empreendedor pode ser associado a características da personalidade como: necessidade de independência; auto-confiança; elevada necessidade de realização, que faz com que o indivíduo procure o sucesso e o reconhecimento social; locus de controlo interno. Um indivíduo com um locus de controlo interno acredita que controla os eventos e as consequências dos seus actos na sua vida. É alguém que assume as responsabilidades, não atribuindo o seu desempenho a factores externos, como sorte ou azar, destino e outras pessoas.

Outros factores determinantes para o início de uma actividade empreendedora são: uma boa rede de contactos, incluindo amigos e família, o facto de os pais serem empresários ou existirem familiares empresários na família, aumenta também a probabilidade do indivíduo tornar-se empresário, devido à experiência informal que adquire e o nível de educação. Os indivíduos com um nível educacional mais elevado estão mais bem informados, consequentemente serão mais eficientes na avaliação das oportunidades do auto-emprego.
Devido à importância que os empreendedores desempenham na economia é fulcral apostar no empreendedorismo. Um dos caminhos para tal passa por apostar no incremento de disciplinas e cursos que abordem o tema, incutindo assim, o espírito empreendedor nos jovens de hoje, para que os mesmos possam ser os futuros empresários de sucesso da sua região.
 



publicado por Francisco Banha às 13:42
link do post | comentar | favorito

mais sobre mim
Emerging Companies

Contacte-me directamente ou adicione-me à sua rede de contactos do Linked In através do seguinte e-mail: fbanha@gesbanha.pt

Google Adwords
Grupo Gesbanha



 


 


 


 


 


pesquisar
 
Artigos de Opinião

Registe-se e tenha acesso aos meus artigos


Últimos Artigos

- Portugal 2020: Empreendedorismo e Capital de Risco
- Os Business Angels em Portugal
- Como trazer um Business Angel para seu parceiro de negócio

Livros Recomendados

"Capital de Risco - Os Tempos estão a Mudar"
de Francisco Banha
 

"Mobile Advertising" de Chetan Sharma, Victor Melfi, Joe Herzog
 

"Edison On Innovation"
de Alan Axelrod
 

"Twitter Power 2.0"
de Joel Comm
 

"201 Errores En La Valoracion De Empresas"
de Pablo Fernandez
Novembro 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
12

13
15
17
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28
29
30


posts recentes

franciscobanha.com

BIOALVO pioneira na explo...

Business Angels

Estudo do impacto nas con...

V SNBA Covilhã

V SNBA Lisboa

V SNBA na Marinha Grande

V Semana Nacional de Busi...

Evento sobre Business Ang...

V SNBA é um sucesso

Entrevista à Regiões em D...

Há 42 milhões de euros pa...

Frases Que Fazem Pensar

V Semana Nacional de Busi...

Fórum de Desenvolvimento ...

Cavaco Silva nos EUA numa...

4º Forum Empresarial das ...

OE 2012: A Recuperação do...

Sessão de Lisboa da V Sem...

Frases Que Fazem Pensar

arquivos
tags

todas as tags

Blogs Recomendados

- Portal do Empreendedorismo no Desporto
- Antonuco
- iZNovidade
- Start-Up Whisperer
- Seth Godin
- Venas Inside
- No Fio da Navalha

Visitas

Free Blog Counter

subscrever feeds