Partilhe comigo e com todos os visitantes deste espaço, a sua opinião sobre empreendedorismo, capital de risco, inovação, gestão, business angels, ideias de negócio, balanced score card, planos de negócio...
Quinta-feira, 21 de Maio de 2009
Como promover a actividade de business angel em Angola

Julgo, em primeiro lugar, que existe a necessidade de, através de road-shows locais, dar a conhecer o que é um Business Angel, qual o seu papel na sociedade e que vantagens traz aos empreendedores que queiram lançar o seu negócio, face a todas as outras possibilidades de financiamento.

Só com esta divulgação e consciencialização das comunidades locais, é possível começar o trabalho de criação dos Clubes de Business Angels regionais, compostos, por exemplo, por empresários ou gestores locais que estejam receptivos à análise e financiamento de projectos.

Mas, para um Clube de BA ser bem sucedido e activo é necessário trabalhar, não só no lado da “oferta”,  trazendo investidores para o Clube, mas sobretudo, no lado da “procura”, desenvolvendo as diligências necessárias para que o Clube seja uma boa fonte de recepção de projectos, e para isso, é necessário uma forte ligação destes Clubes às Universidades, Centros Empresariais, Centros de Investigação, Incubadoras,…

A organização de um evento de grande dimensão, a nível nacional, que conte com a presença de representantes de países mais desenvolvidos neste sector pode também ser uma óptima forma de dar visibilidade a este conceito e mostrar o que de melhor se faz lá fora, onde muitos dos casos de sucesso que conhecemos tiveram origem no financiamento por BA (Google, Amazon, Body Shop, Skype,…).

Por outro lado, é de vital importância que se crie um enquadramento fiscal favorável a esta actividade, de modo a que o business angel, na hora de decidir entre diversas oportunidades de investimento, opte pelo investimento em start-ups. É assim que países como a França e o Reino Unido têm feito crescer, de forma incrível, a comunidade de BA e a possibilidade de aparecimento das futuras APPLE…
 



publicado por Francisco Banha às 11:51
link do post | comentar | favorito

mais sobre mim
pesquisar
 
Novembro 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
12

13
15
17
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28
29
30


posts recentes

franciscobanha.com

BIOALVO pioneira na explo...

Business Angels

Estudo do impacto nas con...

V SNBA Covilhã

V SNBA Lisboa

V SNBA na Marinha Grande

V Semana Nacional de Busi...

Evento sobre Business Ang...

V SNBA é um sucesso

Entrevista à Regiões em D...

Há 42 milhões de euros pa...

Frases Que Fazem Pensar

V Semana Nacional de Busi...

Fórum de Desenvolvimento ...

Cavaco Silva nos EUA numa...

4º Forum Empresarial das ...

OE 2012: A Recuperação do...

Sessão de Lisboa da V Sem...

Frases Que Fazem Pensar

arquivos
tags

todas as tags

Blogs Recomendados

- Portal do Empreendedorismo no Desporto
- Antonuco
- iZNovidade
- Start-Up Whisperer
- Seth Godin
- Venas Inside
- No Fio da Navalha

subscrever feeds