Partilhe comigo e com todos os visitantes deste espaço, a sua opinião sobre empreendedorismo, capital de risco, inovação, gestão, business angels, ideias de negócio, balanced score card, planos de negócio...
Segunda-feira, 13 de Outubro de 2008
Inovar para... responder à crise

 

Artigo de Jack Soifer publicado no jornal Oje (7/10/08), orador que intervirá no 10º Encontro Gesventure.

 

O BIOETANOL não vem nem virá de cereais. Exceptuando os EUA que o faz de milho, é feito de melaço, obtido de cana de açúcar ou de beterraba. Nos últimos anos o consumo de açúcar diminuiu e a importação do terceiro mundo acabou com a nossa produção do Ribatejo, por exemplo em Coruche. Com alguns mil euros de capital, as fábricas paradas podem produzir bioetanol e os produtores rurais terão melhores rendimentos.
 
O biodiesel é de mamona ou erva purgueira, de clima tropical, e raramente de colza, aqui da Europa. Do óleo inadequado à alimentação, como soja, vem a outra parte. As terras para estas culturas não são ideais para cereais.
 
Tabaco, auto-estradas e urbanização em vales têm reduzido a área cultivável. Impróprios subsídios e o desprezo da União Europeia e de Portugal pelo produtor agrícola fê-lo abandonar terras férteis, que os espanhóis compram para utilizar com a boa agro-tech que garante lucros.
 
O aumento do consumo chinês justifica 9% do aumento do preço. A especulação do cartel mundial dos cereais é que em muito o elevou. A Autoridade da Concorrência da Europa não tem a coragem de enfrentar o cartel, pois aqui tem a sua séde. A de Portugal nada faz, poderia ser extinta sem ninguém perder. Ou inovar, como em outros países, onde qualquer cidadão e DECO tem o poder para controlar e na polícia impedir os abusos que distribuidores e agro-indústrias estrangeiras aqui impuseram contra os nossos agricultores e empresários. Cidadão e ASAE é a solução.
 
Inovar é fazer como no Norte da Europa, em que o óbvio é não haver imposto sobre energias renováveis, como bioetanol e biodiesel, e impôr quotas ao crude. É impedir que as petrolíferas manipulem os preços e impeçam a vinda de concorrentes. Enfim, é agir.


publicado por Francisco Banha às 11:11
link do post | comentar | favorito

mais sobre mim
pesquisar
 
Novembro 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
12

13
15
17
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28
29
30


posts recentes

franciscobanha.com

BIOALVO pioneira na explo...

Business Angels

Estudo do impacto nas con...

V SNBA Covilhã

V SNBA Lisboa

V SNBA na Marinha Grande

V Semana Nacional de Busi...

Evento sobre Business Ang...

V SNBA é um sucesso

Entrevista à Regiões em D...

Há 42 milhões de euros pa...

Frases Que Fazem Pensar

V Semana Nacional de Busi...

Fórum de Desenvolvimento ...

Cavaco Silva nos EUA numa...

4º Forum Empresarial das ...

OE 2012: A Recuperação do...

Sessão de Lisboa da V Sem...

Frases Que Fazem Pensar

arquivos
tags

todas as tags

Blogs Recomendados

- Portal do Empreendedorismo no Desporto
- Antonuco
- iZNovidade
- Start-Up Whisperer
- Seth Godin
- Venas Inside
- No Fio da Navalha

subscrever feeds