Partilhe comigo e com todos os visitantes deste espaço, a sua opinião sobre empreendedorismo, capital de risco, inovação, gestão, business angels, ideias de negócio, balanced score card, planos de negócio...
Quarta-feira, 12 de Março de 2008
Conferência na Escola Artur Gonçalves

 

Foi com muito prazer que fui hoje recebido na Escola Secundária Artur Gonçalves em Torres Novas, numa conferência realizada no âmbito da Semana da Escola.

 

Tive assim oportunidade de apresentar aos jovens presentes o potencial do empreendedorismo e de como este pode ser determinante para as suas vidas. No mesmo painel, foi ainda aborado por outros oradores os temas "Produtos Financeiros" e "Políticas Sociais", continuando as intervenções amanhã com um caso de sucesso e uma apresentação sobre "Organização Empresarial".

 

Como nota de agradecimento, deixo aqui a letra do Hino da Escola para que todos possam partilhar do espírito da escola:

 

Conhecemos caminhos sem fim

Olhos grandes de tanto voar

Somos deste tempo, somos assim

Somos o futuro a começar

É tempo desta voz de alegria

Vamos libertar o pensamento

Viver, cantar, construir um dia

Colorido, forte e livre como o vento

Queremos as estradas da vida

Há sonhos e mares para encontrar

Na procura desta despedida

Temos a certeza de ganhar

Faremos desat voz a liberdade

Um abrigo, um beijo, a ilusão

Vamos juntos erguer a vontade

De cumprirmos nós esta canção

 

 

Aproveito ainda para sugerir a todos os interessados a consulta dos vídeos que captaram uma das minhas intervenções no passado mês de Dezembro.

 

 



publicado por Francisco Banha às 16:14
link do post | comentar | favorito

2 comentários:
De Francisco Banha a 14 de Março de 2008 às 17:48
Obrigado pelas suas palavras.
Aproveito também para publicar um comentário que recebi por e-mail e que muito me sensibilizou:

"exm.º Professor Francisco Banha,
Sou aluna da Escola Secundária Artur Gonçalves, e estive presente na sua conferência sobre o Empreendedorismo. Gostava de expressar o meu agrado pelo seu discurso. De facto, como disse, tem paixão pelo que faz e isso é bem visível para quem está do lado de cá. Assim foi muito mais fácil conseguir prender a atenção da meia centena de jovens que estava naquela sala, foi muito mais fácil transmitir correctamente as suas ideias e, mais do que qualquer coisa, levar-nos a reflectir e a tentar começar a construir o nosso percurso pessoal e profissional da forma mais empreendedora e distinta. Aconteceu comigo e sei que com vários colegas meus. Fiquei muito entusiasmada com o seu discurso por vários motivos que passo a citar. Para começar, muito provavelmente no futuro tomarei parte na gestão da empresa da minha família (na área dos curtumes e com relevância a nível ibérico e cada vez mais visibilidade internacional), o que me faz estar cada vez mais atenta a tudo o que se relaciona com empreendedorismo e gestão de recursos humanos. Para além disso, alguns dos tópicos que enunciou, como o referente à importância extrema da sinceridade não só no mundo dos negócios mas também em toda a vida, coincidem com os meus pontos de vista.
Assim, sair da sua conferência permitiu-me abrir os olhos para muita coisa. Confesso que hoje comprei o Diário de Notícias e estive a ler algumas páginas com uma colega minha. Gosto de ler e gosto de estudar, e sei que é raro. No entanto, ler jornais não era um hábito e a partir de agora farei um esforço por aumentar os meus conhecimentos. Tomei ainda mais consciência de que é importante dar a cara, é importante empreender, arriscar, ser original e activo, e é também por isso que lhe escrevo este e-mail.
Espero sinceramente não o ter aborrecido. Mas achei por bem dizer-lhe que o seu discurso foi importante para mim e que é importante e de valor que estas iniciativas sejam tomadas. Acho que somos uma geração, não 'fraca', como muitas vezes é apelidada, mas sim uma geração com grande potencial, com grandes oportunidades, mas adormecida pelo amorfismo doentio em que vivemos, e pela grande falta de iniciativa. Se mais gestores com o seu brilhante CV e sucesso profissional viessem às escolas falar com os jovens como falou, o sucesso profissional poderia ser bem diferente.
Muito obrigada.
Os meus cumprimentos,
Mariana Carvalho"


De bita.c@hotmail.com a 12 de Março de 2008 às 23:03
Sou mãe duma aluna do décimo segundo ano,da escola Artur Gonçalves,que hoje vinha maravilhada!maravilhada consigo,com a sua cultura e inteligência!Vinha feliz e entusiasmada.Bem haja por tudo!São de louvar estas iniciativas que ajudam os jovens a encontrar os seus caminhos.


Comentar post

mais sobre mim
pesquisar
 
Novembro 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
12

13
15
17
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28
29
30


posts recentes

franciscobanha.com

BIOALVO pioneira na explo...

Business Angels

Estudo do impacto nas con...

V SNBA Covilhã

V SNBA Lisboa

V SNBA na Marinha Grande

V Semana Nacional de Busi...

Evento sobre Business Ang...

V SNBA é um sucesso

Entrevista à Regiões em D...

Há 42 milhões de euros pa...

Frases Que Fazem Pensar

V Semana Nacional de Busi...

Fórum de Desenvolvimento ...

Cavaco Silva nos EUA numa...

4º Forum Empresarial das ...

OE 2012: A Recuperação do...

Sessão de Lisboa da V Sem...

Frases Que Fazem Pensar

arquivos
tags

todas as tags

Blogs Recomendados

- Portal do Empreendedorismo no Desporto
- Antonuco
- iZNovidade
- Start-Up Whisperer
- Seth Godin
- Venas Inside
- No Fio da Navalha

subscrever feeds