Partilhe comigo e com todos os visitantes deste espaço, a sua opinião sobre empreendedorismo, capital de risco, inovação, gestão, business angels, ideias de negócio, balanced score card, planos de negócio...
Segunda-feira, 28 de Janeiro de 2008
Penela – Empreendedorismo nas Escolas
Penela – Empreendedorismo nas Escolas
 
A Câmara Municipal de Penela com o apoio da GesEntrepreneur, estão apromover o projecto Empreendedorismo nas Escolas que visa criar um verdadeiro Ecossistema potenciador do Empreendedorismo. Esta iniciativa está englobada na estratégia desta autarquia para o Desenvolvimento do Empreendedorismo no Concelho de Penela.
Esta iniciativa teve início no passado dia 16 de Janeiro com a adesão de professores das diversas escolasdo Agrupamento de Escolas de Penela do 1º, 2º e 3º ciclo que, após terem recebido formação por parte dos parceiros desta iniciativa, irão agora facilitar os conteúdos do currículo de Empreendedorismo aos seus alunos.
O Presidente da Câmara, Dr. Paulo Júlio, impulsionador desta Iniciativa nas Escolas do Concelho de Penela refere que “esta é mais uma iniciativa no âmbito do Gabinete de Apoio à Inovação Competitividade e Empreendedorismo (GAICE-Penela), que visa o fomento de uma cultura empreendedora aos alunos, desde o 1º ciclo”. Sustenta ainda que “o desenvolvimento do território de Penela passa, claramente, pela dinamização de toda a comunidade em volta de valores estratégicos que permitam uma melhor e maior competitividade a médio prazo”.
A Educação é um dos pelouros que o autarca de Penela não quis delegar, por entender que “é um dos mais estruturantes para o Município”. “Um dos nossos objectivos é ter um nível de Educação diferenciador e, se possível, com alguns aspectos de excelência. Um território identificado por se focalizar na excelência da Educação das suas Crianças e Jovens, será a prazo um Território melhor.”
Demonstrando o seu elevado envolvimento no projecto de Empreendedorismo nas Escolas, o Dr. Paulo Júlio fez questão em estar presente num dos mais importantes momentos da formação – o Empreendedor por 1 Dia - em que todos os formandos saem à rua com o objectivo de manter um negócio real
 
Parte da Formação conferida aos professores foi liderada pelo guru do empreendedorismo Chris Curtis, sócio da GesEntrepreneur e líder da organização congénere canadiana (CGInternational). Segundo o especialista, A vantagem da educação em empreendedorismo é o facto de que adiciona importância à própria educação em muitos casos. Uma das principais queixas dos alunos é “Porque é que tenho de aprender isto se nunca vou ter de o usar?”. Este nunca será um problema com a educação em empreendedorismo. A relevância é imediata. Faço dinheiro ou tenho resultados”. Chris Curtis acrescentou ainda que “no longo prazo, no aspecto educativo, a importância assenta na mudança de atitude comparativamente ao ensino tradicional. A atitude é formatada pela acção e a formação em empreendedorismo é baseada em acção. Uma educação que produz atitudes empreendedoras e prepara a juventude para a vida após a escola”.
O que torna esta formação extremamente eficaz, consiste no facto de assentar em actividades e experiências, em vez de ser ministrada teoricamente aos seus participantes. O programa curricular desenvolvido irá proporcionar umaparticipação efectiva, multi‑disciplinar, cumulativamente com uma experiência pedagógica que utiliza a formação centrada na aprendizagem, de forma a apoiar os participantes na descoberta e desenvolvimento das qualidades, características e atitudes de empreendedores bem sucedidos. O ensino empreendedor será baseado na abordagem “learning by doing”, onde se dará enfoque à experiência, ao saber fazer e à prática real em contexto empresarial.
As acções a desenvolver valorizam a participação dos alunos, incentivando a que os mesmos coloquem questões, aceitem desafios, explorem novas ideias, sejam inovadores e criativos e que se divirtam, ao mesmo tempo que aprendem.
Para Francisco Banha, líder da GesEntrepreneur, o objectivo deste Programa de Empreendedorismo não é a criação de um negócio ao contrário do que muitos podem pensar. Prefere, antes, referir que “a educação em empreendedorismo é sobre atitude, características e qualidades pessoais, bem como competências e conhecimento de gestão. Um negócio no futuro é apenas um resultado. Todos os empregadores querem trabalhadores com um espírito empreendedor. E o empreendedorismo apela à juventude uma vez que está em sintonia com os seus desejos de tomarem o controlo das suas vidas”.
Nesse sentido, afirma ainda convicto que “o principal objectivo deste programa é que, tanto alunos como professores e pais, comecem a interiorizar o pensamento empreendedor e a potenciar o desenvolvimento das qualidades empreendedoras que já possuem”.
O Programa de Empreendedorismo nas Escolas é também já uma realidade noutros concelhos que acreditam igualmente no empreendedorismo como factor gerador de mudança. O programa realiza-se já desde 2005 na Região Autónoma da Madeira, desde o ano lectivo passado no Concelho de Cascais e está este ano presente também na Nazaré, em Alvaiázere, Pedrógão Grande, São João da Madeira e Sertã. No total, são 200 professores e 4000 alunos de todo o país que vão receber formação em empreendedorismo.


publicado por Francisco Banha às 19:14
link do post | comentar | favorito

mais sobre mim
pesquisar
 
Novembro 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
12

13
15
17
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28
29
30


posts recentes

franciscobanha.com

BIOALVO pioneira na explo...

Business Angels

Estudo do impacto nas con...

V SNBA Covilhã

V SNBA Lisboa

V SNBA na Marinha Grande

V Semana Nacional de Busi...

Evento sobre Business Ang...

V SNBA é um sucesso

Entrevista à Regiões em D...

Há 42 milhões de euros pa...

Frases Que Fazem Pensar

V Semana Nacional de Busi...

Fórum de Desenvolvimento ...

Cavaco Silva nos EUA numa...

4º Forum Empresarial das ...

OE 2012: A Recuperação do...

Sessão de Lisboa da V Sem...

Frases Que Fazem Pensar

arquivos
tags

todas as tags

Blogs Recomendados

- Portal do Empreendedorismo no Desporto
- Antonuco
- iZNovidade
- Start-Up Whisperer
- Seth Godin
- Venas Inside
- No Fio da Navalha

subscrever feeds