Partilhe comigo e com todos os visitantes deste espaço, a sua opinião sobre empreendedorismo, capital de risco, inovação, gestão, business angels, ideias de negócio, balanced score card, planos de negócio...
Sexta-feira, 23 de Novembro de 2007
Como se encontra o mercado de capital de risco em Portugal? Qual a sua evolução ao longo dos anos?
resposta por Francisco BANHA, CEO da Gesventure e Presidente da FNABA
 
Apesar do clima positivo que tem caracterizado a Indústria de Capital de Risco nacional temos de, possuir a coragem de reconhecer que, infelizmente, a mesma não tem qualquer relevância na economia portuguesa, contrariamente ao que se verifica em Espanha, por exemplo, onde os valores investidos continuam a atingir recordes dignos de registo conforme o demonstra os números alcançados no terceiro trimestre de 2007 – 3.289 milhões de euros contra os apenas 120 milhões de euros registados em Portugal, no 1ºsemestre. Para que se perceba a minha afirmação refira-se que num espaço de 20 anos o número de Sociedades de Capital de Risco em Espanha passou de 24 para 165 (só no 1º semestre de 2007 foram criadas 15 novas entidades) enquanto que no nosso País o numero se mantêm praticamente o mesmo ou seja 26 Entidades.
 
Naturalmente que o acréscimo alcançado na Industria de Capital de Risco espanhola, na linha aliás do que tem estado a ocorrer na Europa, se deve fundamentalmente à significativa oferta de Fundos na área das Operações de “Management Buy Out” e/ou “Management Buy In” e que não têm tido equivalência em Portugal. Considero no entanto, e verdade seja dita, que tal é devido, não tanto por culpa do lado da oferta, mas principalmente pela ausência, até ao momento, de Gestores portugueses, com características Empreendedoras, que se encontrem sensibilizados para as oportunidades existentes na transmissão da propriedade das empresas principalmente por parte dos empresários fundadores.
 
Em todo o caso a Industria de CR em Portugal nunca será caracterizada pelo seu número elevado de operações mas sim pela excelência que as mesmas possam alcançar conforme se provou pela recente operação da Chipidea ou anteriormente pela Payshop, operação que o mercado pouco conhece mas que possibilitou a duas SCR nacionais elevadas mais valias. Nesse sentido considero que ao nível do Private Equity o mercado já tem um número de players interessante para a sua dimensão o que permite aos Empresários e/ou Quadros de Gestão que decidam liderar operações de aquisição ou de MBO/MBI ter a oferta de CR necessária quer os montantes envolvidos sejam de media ou grande dimensão.
 
Perspectivo no entanto profundas alterações no número de operações realizadas no segmento do Venture Capital caso (i) as SCR em que o estado português tem maioria accionista continuem a fazer o excelente trabalho desenvolvido nos últimos três anos o qual possibilitou a que pela primeira vez, em 20 anos de actividade de CR em Portugal, se tenham apoiado cerca de 100 Empreendedores a materializarem os seus sonhos de criarem negócios de valor acrescentado que visaram satisfazer necessidades muitas delas nem sequer até aquele momento "sentidas" pelo mercado. Vide por exemplo o projecto denominado "SmartAdvertising" que em apenas 1 ano passou de um volume de negócios de 50.000 euros para 2.500.000 euros e que neste momento já ambiciona a internacionalização do seu conceito com a mais que provável entrada no mercado espanhol mais concretamente em Vigo. Para o efeito acredito, muito sinceramente, que a INOVCAPITAL com a liderança emotiva, mobilizadora e conhecedora do seu CEO, Dr. Luis Filipe Costa, possa vir a contribuir com a sua capacidade financeira e de networking para o fortalecimento do novo Ecossistema Empreendedor Português, que seja atractivo a todos os seus intervenientes, estimulando pela via do CR o aparecimento de novos projectos e o lançamento internacional de outros que já passaram a fase do "seed capital". (ii) A comunidade empreendedora e a comunidade de BA consigam aproveitar a excelente oportunidade que as Plataformas FINICIA permitem na alavancagem de projectos que se encontram nas fases de seed capital e start-up, pois dificilmente terão no futuro uma "porta de entrada" no mundo dos negócios como aquela que o citado programa permite. (iii) Sejam implementadas medidas fiscais de estímulo à actividade de Business Angels (iv) se criem os primeiros Fundos de Capital de Risco Universitários que actuem nas fases de Seed Capital (v) se dinamize a criação de um Concurso Nacional de Planos de Negócios devidamente orçamentado - em França o orçamento é de mais de 25 milhões de euros - que atraia ao mesmo tempo potenciais empreendedores com experiência profissional e projectos de elevado factor de diferenciação que possam vir a alimentar o citado Ecossistema. (vi) Se lance um Plano Nacional de Incubadoras que some as competências e os recursos actualmente dispersos por "n" entidades e estimule o crescimento de novos projectos empresariais que possam ser apresentados pela sua qualidade e potencial de mercado às Comunidades Regionais de BA que felizmente já começam a existir no nosso Pais. (vii) Alguns dos empreendedores que foram apoiados com CR, nos últimos 3 anos, consigam ter sucesso, nomeadamente nos mercados internacionais, capaz de captar a atenção dos investidores internacionais de CR possibilitando a obtenção de mais valias às SCR e aos citados Empreendedores que permita a criação de um verdadeiro círculo virtuoso de mais empresas e mais capitais.


publicado por Francisco Banha às 12:27
link do post | comentar | favorito

mais sobre mim
pesquisar
 
Novembro 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
12

13
15
17
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28
29
30


posts recentes

franciscobanha.com

BIOALVO pioneira na explo...

Business Angels

Estudo do impacto nas con...

V SNBA Covilhã

V SNBA Lisboa

V SNBA na Marinha Grande

V Semana Nacional de Busi...

Evento sobre Business Ang...

V SNBA é um sucesso

Entrevista à Regiões em D...

Há 42 milhões de euros pa...

Frases Que Fazem Pensar

V Semana Nacional de Busi...

Fórum de Desenvolvimento ...

Cavaco Silva nos EUA numa...

4º Forum Empresarial das ...

OE 2012: A Recuperação do...

Sessão de Lisboa da V Sem...

Frases Que Fazem Pensar

arquivos
tags

todas as tags

Blogs Recomendados

- Portal do Empreendedorismo no Desporto
- Antonuco
- iZNovidade
- Start-Up Whisperer
- Seth Godin
- Venas Inside
- No Fio da Navalha

subscrever feeds