Partilhe comigo e com todos os visitantes deste espaço, a sua opinião sobre empreendedorismo, capital de risco, inovação, gestão, business angels, ideias de negócio, balanced score card, planos de negócio...
Quinta-feira, 26 de Julho de 2007
Reconhecimento europeu para projecto português 112 Video financiado pelo Business Angels Club

 
Nuno Carvalho

O projecto 112 Vídeo foi apresentado em Bruxelas pelo seu promotor Nuno Carvalho, tendo ganho o premio de “Best Project Initiative” entre 70 projectos apresentados no “European Security and Safety Summit” organizado pela Emergency European Number Association (EENA) (www.eena.org) no dia 6 de Junho.

O projecto premiado vai possibilitar que qualquer cidadão possa efectuar uma chamada em vídeo, desde de um telemóvel 3G para o centro de atendimento do 112. Uma vez que a chamada é em tempo real, entre o agente do 112 e o cidadão, as vantagens de transmitir e receber vídeo reflectem-se numa ajuda preciosa para ambas partes.

A aplicação ao nível dos serviços de emergência é apenas a primeira entre as inúmeras possibilidades que a interacção vídeo através da tecnologia 3G permite. O promotor, através da nova empresa ZONADVANCED, vai também lançar serviços inovadores na área dos conteúdos de vídeo no telemóvel, estando já em negociações com 4 potenciais clientes.
 
Relativamente à implementação nos serviços de emergência, Nuno Carvalho adianta ainda que “o facto de o agente do 112 poder ver o que se está a passar no local onde se encontra o cidadão através do seu telemóvel, vem optimizar os serviços de triagem evitando o envio de meios de emergência ao local que em muitos casos não é necessário”. Esta é uma questão particularmente importante, tendo ainda recentemente o Jornal SOL revelado terem-se verificado cerca de 24 mil chamadas falsas em 2006 para o 112 e que originaram a saída de 9 mil ambulâncias.
 
A aplicação do 3G aos serviços de emergência recebeu aplausos de várias entidades, com particular destaque para Paul Morandini Olivier, o fundador e Presidente da EENA que admite ter finalmente aparecido o projecto que sempre imaginou, mas que “nunca tinha pensado que um dia fosse possível o seu desenvolvimento e aplicação ao actual serviço do 112”.
 
O Projecto 112 Vídeo está a ser desenvolvido pelo promotor desde Janeiro de 2006, tendo já atraído a atenção de elementos do Business Angels Club que nele investiram recentemente. Francisco Banha, um dos investidores, deposita elevadas expectativas neste projecto, uma vez que “a tecnologia existe, 20% dos telemóveis no mercado já incorporam tecnologia 3G e não existem custos de implementação nas empresas. O potencial de utilização prática do 3G vai muito além do 112 e será brevemente a base de novos modelos de negócio”.
 
O Business Angels Club- Associação Portuguesa de Investidores em Start-Ups, faz parte da FNABA – Federação Nacional de Associações de Business Angels, organização que compreende igualmente a Invicta Angels (www.invictaangels.pt) , a Associação de Investidores da Covilhã, o Clube de Cascais e o Clube de Business Angels do Algarve. Está prevista para breve a adesão à FNABA (www.fnaba.org) da Associação de Business Angels de Guimarães - Vima Angels e da Associação de Business Angels do Alentejo.
 
O promotor ambiciona agora alargar o projecto a toda a Europa, onde França, Finlândia e Kosovo já mostraram o seu interesse. No entanto, o promotor gostaria que Portugal fosse o primeiro país na Europa a arrancar com o projecto, uma vez que, “como sou português, quero dar prioridade ao meu país”.
 
Para mais informações sobre o 112 Video, consulte o site www.schuler.pt ou contacte o Business Angels Club.


publicado por Francisco Banha às 12:53
link do post | comentar | favorito

mais sobre mim
pesquisar
 
Novembro 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
12

13
15
17
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28
29
30


posts recentes

franciscobanha.com

BIOALVO pioneira na explo...

Business Angels

Estudo do impacto nas con...

V SNBA Covilhã

V SNBA Lisboa

V SNBA na Marinha Grande

V Semana Nacional de Busi...

Evento sobre Business Ang...

V SNBA é um sucesso

Entrevista à Regiões em D...

Há 42 milhões de euros pa...

Frases Que Fazem Pensar

V Semana Nacional de Busi...

Fórum de Desenvolvimento ...

Cavaco Silva nos EUA numa...

4º Forum Empresarial das ...

OE 2012: A Recuperação do...

Sessão de Lisboa da V Sem...

Frases Que Fazem Pensar

arquivos
tags

todas as tags

Blogs Recomendados

- Portal do Empreendedorismo no Desporto
- Antonuco
- iZNovidade
- Start-Up Whisperer
- Seth Godin
- Venas Inside
- No Fio da Navalha

subscrever feeds