Partilhe comigo e com todos os visitantes deste espaço, a sua opinião sobre empreendedorismo, capital de risco, inovação, gestão, business angels, ideias de negócio, balanced score card, planos de negócio...
Terça-feira, 15 de Junho de 2010
A matemática perversa da economia

Partilho convosco o artigo que o meu grande amigo Rui Moreira de Carvalho publicou hoje e gentilmente me cedeu para postagem no blog.

 

 

Uma matemática perversa para a economia pode acompanhar promoção das energias renováveis. Se, por um lado, é importante desenvolver a economia verde, por outro, o seu modelo de subsidiação está a influenciar de forma perniciosa a competitividade. 

A 22 de Março último, o jornal Expansión referia que em Espanha “as energias renováveis receberam em 2009 cerca de 6215 milhões de euros de subsídios”.  Como este valor não foi repercutido nos consumidores, o défice tarifário, em 2009, aumentou cerca de 4,2 mil milhões de euros. Ademais, o Governo espanhol estima que, com o actual plano energético, “as energias renováveis sejam responsáveis por cerca de 126 mil milhões de euros em subsídios nos próximos 25 anos”, pelo que a 21 de Abril “levantou a hipótese de cortar os incentivos de forma retroactiva”.

A Alemanha, já em 2004, reduziu os apoios às energias renováveis, introduzindo pragmatismo e racionalidade na sua política energética. Em regra, na estrutura de custos das empresas, os custos com a energia são cerca de três vezes superiores aos custos com o pessoal. A energia é, pois, um factor importante de competitividade. 

Para Portugal, o desenvolvimento da energia hídrica é estrutural. E uma operacionalização eficiente do cluster da biomassa de origem florestal pode mitigar os incêndios e as assimetrias económicas regionais. Importa transformar custos em investimentos. Estudem-se os diversos modelos de desenvolvimento da economia verde, e minimize-se a subsidiação. Na realidade, a economia, por vezes, pode tornar-se numa perversa matemática!

 

Rui Moreira de Carvalho

Professor Universitário



publicado por Francisco Banha às 09:55
link do post | comentar | favorito

mais sobre mim
pesquisar
 
Novembro 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
12

13
15
17
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28
29
30


posts recentes

franciscobanha.com

BIOALVO pioneira na explo...

Business Angels

Estudo do impacto nas con...

V SNBA Covilhã

V SNBA Lisboa

V SNBA na Marinha Grande

V Semana Nacional de Busi...

Evento sobre Business Ang...

V SNBA é um sucesso

Entrevista à Regiões em D...

Há 42 milhões de euros pa...

Frases Que Fazem Pensar

V Semana Nacional de Busi...

Fórum de Desenvolvimento ...

Cavaco Silva nos EUA numa...

4º Forum Empresarial das ...

OE 2012: A Recuperação do...

Sessão de Lisboa da V Sem...

Frases Que Fazem Pensar

arquivos
tags

todas as tags

Blogs Recomendados

- Portal do Empreendedorismo no Desporto
- Antonuco
- iZNovidade
- Start-Up Whisperer
- Seth Godin
- Venas Inside
- No Fio da Navalha

subscrever feeds