Partilhe comigo e com todos os visitantes deste espaço, a sua opinião sobre empreendedorismo, capital de risco, inovação, gestão, business angels, ideias de negócio, balanced score card, planos de negócio...
Segunda-feira, 29 de Março de 2010
Prémio Inovação EDP- Richard Branson- 2ª Edição

As alterações climáticas constituem o maior desafio à sustentabilidade do nosso tempo. Tecnologias energéticas limpas são indissociáveis do pacote de soluções para uma economia com baixos índices de carbono. Para alcançar este objectivo é preciso repensar, inovar e estimular o desenvolvimento de CleanTech. O empreendedorismo responde a problemas, também ambientais, daqui considerar este Prémio muito interessante.

 

 

O Prémio Inovação EDP Richard Branson é uma iniciativa conjunta da EDP (“Patrocinador”) e das revistas Visão e Exame (“Promotor”). O objectivo é incentivar a inovação e o empreendedorismo na área de CleanTech para o segmento das energias, através da atribuição de um prémio monetário de €50.000 a um projecto inovador ainda não implementado, consubstanciado na criação de uma empresa que tenha como objecto a implementação desse projecto.

 

Na primeira edição do Prémio Inovação, o projecto vencedor foi o projecto Emove. Trata-se de um gerador portátil, em forma de esfera, capaz de transformar a energia do movimento em electricidade, permitindo ao utilizador final o carregamento de pequenos aparelhos electrónicos como um telemóvel ou um mp3. A empresa Emove já foi constituída e os objectivos já estão traçados. O primeiro protótipo elaborado pela equipa multidisciplinar de jovens estudantes já foi, inclusivamente, testado na Labelec, o centro de laboratorial da EDP. Num futuro menos próximo, o Emove poderá vir a ser adaptado a outra escala: captação da energia das ondas do mar. Uma estação para captação de energia das ondas e marés é um projecto audacioso que a equipa do Emove deseja ver materializado.

 

O Omniflow, projecto finalista do concurso, é uma estrutura em cúpula que captura o vento, direccionando-o, através de aberturas laterais, para um conjunto de turbinas, que transformam o movimento em energia eléctrica, com um mínimo impacto visual. Apesar de não ter sido o projecto vencedor da primeira edição do Prémio, o Omniflow concorreu ao 7º Programa-Quadro de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico (fundos da União Europeia), tendo inclusivamente sido seleccionado para a segunda fase deste concurso. A pré-selecção no FP7, associada à demonstração de interesse por parte de um investidor estrangeiro, faz-nos acreditar que o Omniflow terá um futuro promissor, impulsionado pela participação no Prémio Inovação.

 

O Sifão Recuperador de Calor também se posicionou no grupo dos três finalistas da primeira edição do Prémio Inovação. Trata-se de um tubo em espiral que faz com que a água usada no banho, em vez de seguir directamente para o esgoto, seja retida e reutilizada para aumentar a temperatura da água limpa. A poupança de energia poderá chegar aos 50%. O projecto, que se encontra em fase de optimização, com o apoio do INEGI, foi submetido a uma candidatura ao QREN (Quadro de Referência Estratégico Nacional), tendo, inclusivamente, recebido algumas demonstrações de interesse por parte de investidores nacionais. O Sifão Recuperador de Calor está bem posicionado para se tornar numa invenção de referência a nível nacional. Este Prémio destina-se a quem tenha espírito, e disponibilidade, para se tornar empreendedor em Inovação, não tendo de ser sequer estudante de qualquer nível de ensino. O candidato deve, porém, estar disponível para concretizar a sua empresa, que implementará o projecto empreendedor candidato ao Prémio. O prazo limite para a entrega de candidaturas termina a 8 de Abril.

 

 Saiba mais e candidate-se em http://www.premioinovacao.com/



publicado por Francisco Banha às 11:42
link do post | comentar | favorito
|

mais sobre mim
Emerging Companies

Contacte-me directamente ou adicione-me à sua rede de contactos do Linked In através do seguinte e-mail: fbanha@gesbanha.pt

Google Adwords
Grupo Gesbanha



 


 


 


 


 


pesquisar
 
Artigos de Opinião

Registe-se e tenha acesso aos meus artigos


Últimos Artigos

- Portugal 2020: Empreendedorismo e Capital de Risco
- Os Business Angels em Portugal
- Como trazer um Business Angel para seu parceiro de negócio

Livros Recomendados

"Capital de Risco - Os Tempos estão a Mudar"
de Francisco Banha
 

"Mobile Advertising" de Chetan Sharma, Victor Melfi, Joe Herzog
 

"Edison On Innovation"
de Alan Axelrod
 

"Twitter Power 2.0"
de Joel Comm
 

"201 Errores En La Valoracion De Empresas"
de Pablo Fernandez
Novembro 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
12

13
15
17
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28
29
30


posts recentes

franciscobanha.com

BIOALVO pioneira na explo...

Business Angels

Estudo do impacto nas con...

V SNBA Covilhã

V SNBA Lisboa

V SNBA na Marinha Grande

V Semana Nacional de Busi...

Evento sobre Business Ang...

V SNBA é um sucesso

Entrevista à Regiões em D...

Há 42 milhões de euros pa...

Frases Que Fazem Pensar

V Semana Nacional de Busi...

Fórum de Desenvolvimento ...

Cavaco Silva nos EUA numa...

4º Forum Empresarial das ...

OE 2012: A Recuperação do...

Sessão de Lisboa da V Sem...

Frases Que Fazem Pensar

arquivos
tags

todas as tags

Blogs Recomendados

- Portal do Empreendedorismo no Desporto
- Antonuco
- iZNovidade
- Start-Up Whisperer
- Seth Godin
- Venas Inside
- No Fio da Navalha

Visitas

Free Blog Counter

subscrever feeds