Partilhe comigo e com todos os visitantes deste espaço, a sua opinião sobre empreendedorismo, capital de risco, inovação, gestão, business angels, ideias de negócio, balanced score card, planos de negócio...
Segunda-feira, 22 de Março de 2010
Wanted: A First National Bank of Innovation



Edmund S. Phelps (Nóbel da Economia 2006) e Leo M. Tilman apresentam um artigo na Harvard Business Review que lança a discussão sobre a criação de um Banco dedicado à inovação.

 

«To bolster innovation, we propose the establishment of a government-sponsored enterprise - the First National Bank of Innovation. The institution we envision would be structured as a network of "merchant" banks that invest in and lend to innovative projects [...]. A dedicated funding arm would raise money in the global capital markets at attractive rates, owing to FNBI's charter as a government-sponsored enterprise and to economies of scale. Banks would pass these funds to entrepreneurs at rates commensurate with the risk of their projects, as judges by qualified lending and investment officers.»

in Harvard Business Review

* Agradecimento a Jorge Pires por me ter chamado a atenção para este artigo.
 



publicado por Francisco Banha às 12:17
link do post | comentar | favorito
|

2 comentários:
De joao peres a 5 de Abril de 2010 às 14:34
Agora que até os trabalhadores do BPP clamam pelos seus postos de trabalho, o Estado poderia eventualmente aproveitar as estruturas do Banco Privado Português remodelando-o para uma nova missão incluindo nova designação: Banco Nacional de Inovação.


De Jorge Pires a 23 de Março de 2010 às 13:11
O texto originalmente publicado na HBR - Harvard Business Review teve uma chamada de atenção no sábado passado no caderno de Economia do semanário Expresso com um artigo intitulado ‘Nobel propõe Banco de Inovação’ e relacionado com a realidade dos Estados Unidos da América.

É interessante a sugestão de essa organização financiadora de empreendedorismo inovador deva ser, na nação da livre iniciativa privada, de diligência governamental (e numa altura que o Presidente Obama é acusado de ser socialista pela sua reforma da saúde).

Talvez essa proposta tenha a ver com o facto de o co-autor do artigo Edmund Phelps (Prémio de Ciências Económicas do Banco Central Sueco em Memória de Alfred Nobel - 2006) ser especialista em política económica. É também referido na constituição desse banco de inovação a participação de merchant banks. Estes, ao que parece, até têm mais expressão na Europa; e em Portugal existem interessantes iniciativas de bancos tais como os projectos/concursos START do BPI, Inovação do BES, Caixa Empreender da CGD, este o banco do Estado. Porém a complexidade da oferta financeira no nosso país não é tão desenvolvida como nos EUA. O outro co-autor do artigo Leo Tilman, no seu livro ‘Financial Darwinism: Create Value or Self-Destruct in a World of Risk’, até disserta sobre a necessidade de compreensão e navegação na revolução financeira (importantes instrumentos para as empresas mas que, como fármacos, mal utilizados podem matar – veja-se a crise mundial surgida na América).

Assim, e não obstante os recentes e relevantes desenvolvimentos do ecossistema empreendedor Português (incentivos ao capital de risco e aos business angels, prémios de ideias de negócio, apoios à aptidão empreendedora, microcrédito social, garantia mutualista, etc.), penso que depois da leitura atenta dos argumentos do texto da HBR dos mencionados autores norte-americanos seria também pertinente reflectir-se sobre uma possível implantação de um banco nacional da inovação; caso haja espaço, devida justificação e inteligência para aplicação prática às necessidades Lusas. Serão os leitores deste blog – suponho que sejam business angels, jornalistas, empresários, investidores, executivos, banqueiros, académicos, quadros do Estado, consultores, políticos, etc. – e as suas próprias reflexões que poderão vir a potenciar um primeiro passo de disseminação desta novidade e de uma discussão mais alargada. De uma possível inovação financeira em prol do empreendedorismo!


Comentar post

mais sobre mim
Emerging Companies

Contacte-me directamente ou adicione-me à sua rede de contactos do Linked In através do seguinte e-mail: fbanha@gesbanha.pt

Google Adwords
Grupo Gesbanha



 


 


 


 


 


pesquisar
 
Artigos de Opinião

Registe-se e tenha acesso aos meus artigos


Últimos Artigos

- Portugal 2020: Empreendedorismo e Capital de Risco
- Os Business Angels em Portugal
- Como trazer um Business Angel para seu parceiro de negócio

Livros Recomendados

"Capital de Risco - Os Tempos estão a Mudar"
de Francisco Banha
 

"Mobile Advertising" de Chetan Sharma, Victor Melfi, Joe Herzog
 

"Edison On Innovation"
de Alan Axelrod
 

"Twitter Power 2.0"
de Joel Comm
 

"201 Errores En La Valoracion De Empresas"
de Pablo Fernandez
Novembro 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
12

13
15
17
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28
29
30


posts recentes

franciscobanha.com

BIOALVO pioneira na explo...

Business Angels

Estudo do impacto nas con...

V SNBA Covilhã

V SNBA Lisboa

V SNBA na Marinha Grande

V Semana Nacional de Busi...

Evento sobre Business Ang...

V SNBA é um sucesso

Entrevista à Regiões em D...

Há 42 milhões de euros pa...

Frases Que Fazem Pensar

V Semana Nacional de Busi...

Fórum de Desenvolvimento ...

Cavaco Silva nos EUA numa...

4º Forum Empresarial das ...

OE 2012: A Recuperação do...

Sessão de Lisboa da V Sem...

Frases Que Fazem Pensar

arquivos
tags

todas as tags

Blogs Recomendados

- Portal do Empreendedorismo no Desporto
- Antonuco
- iZNovidade
- Start-Up Whisperer
- Seth Godin
- Venas Inside
- No Fio da Navalha

Visitas

Free Blog Counter

subscrever feeds